Incensos

agora11328

Segundo a mitologia grega, o incenso originou-se do amor de Hélios, o Sol, pela bela mortal Leucotéia, uma Princesa da Pérsia. Conta a lenda que Afrodite, deusa do amor, andava enraivecida com Hélios, o Sol, porque este deus que tudo vê havia revelado ao mundo suas inúmeras infidelidades. Então decidida a vingar-se, Afrodite abrasou o coração de Hélios com uma avassaladora paixão pela Princesa Leucotéia e fez com que esta lhe correspondesse. Afrodite acreditava que Hélios ao sentir a força abrasadora do amor, se tornasse mais compreensível com suas fraquezas, e consequentemente, mais discreto. Porém a Princesa estava prometida em casamento para um soberano de um reino vizinho. Quando o pai da Princesa descobriu sobre o romance, ficou furioso e atirou-a num abismo. Na alvorada do dia seguinte, o Sol despontou e saiu em busca de sua amada para acariciá-la com seus raios, mas era tarde demais, Leucotéia estava morta. Em desespero Hélios cobriu o corpo da princesa com um néctar divino e disse: “Apesar de morta, tu subirás aos céus”; no mesmo instante a princesa se transformou em uma árvore, da qual brotava uma resina aromática que inebriou os deuses e homens, dando assim origem ao incenso. A História do Incenso é tão antiga como o próprio homem. A palavra Perfume deriva do latim Perfumum que significa fumaça. Incenso vem do latim Insensum, do verbo Incendere que significa Incendiar, atear fogo.

O incenso reúne em si os quatro elementos da natureza: a terra (nos elementos sólidos e a madeira); a água (na forma dos óleos essenciais); o ar (a fragrância, a fumaça) e o fogo (a chama que queima o incenso). Por isso sua presença marcante em qualquer trabalho ritualístico. O incenso, quando devidamente empregado, tem o poder de afastar de nossa membrana mental as condições indesejáveis, colocando em atividade certos nódulos, porque o seu aroma característicos atrai certo tipo de átomos que iluminam a alma. Dentro conhecimento científico da Aromaterapia, os incensos tem ação sobre os receptores olfativos, induzindo a modificações na bioquímica cerebral, produzindo um tipo de alteração psicológica. Segundo o conhecimento místico, o aroma dos incensos tem o poder de alinhar o cérebro com certas frequências astrais, facilitando o contato do homem com as esferas do espírito.

INCENSOS NA MAGIA

Iniciar oferecendo os incensos aos santos ou divindades de sua devoção.

Acenda uma ou mais varetas, segure-as tocando os dez dedos das mãos e movimente-as de baixo para cima por três vezes. A intenção deste ritual é movimentar a energia da Kundalini, encontrada no Chakra Muladhara (Chacra Básico), até o Chakra Sahasrara (Chacra Coronário), para proporcionar a abertura para a conexão com a Fonte Superior.

Domingo:

Açafrão – Desenvolve a liderança e atrai prosperidade.

Cedro do Oriente – Elimina obstáculos e atrai prosperidade.

Lótus – Eleva a consciência, atrai vibrações espirituais, saúde, sorte, amor e bons negócios.

Madressilva – Atrai Prosperidade. Aumenta a segurança emocional. Eliminar traumas do passado.

Patchuli – Quebra feitiços, proteção e exorcismo.

Segunda:

Absinto – Estimula a imaginação, criatividade e sensualidade.

Âmbar – Harmonia no Lar, autoconfiança e coragem. Estimula os poderes curativos e telepáticos.

Lavanda – Relaxa e acalma a mente, antidepressivo. Traqüilidade nos negócios e relacionamentos.

Massala – Propicia equilibrio interno, trazendo paz interior.

Nardo (Bálsamo) – Proporciona paz, amor e tranqüilidade ao ambiente. Amplia a intuição e a imaginação.

Terça:

Lírio – Eleva os pensamentos, desfaz brigas, traz felicidade, proteção e gentileza.

Menta – Revigorante e refrescante, aumenta as energias do otimismo e da autoconfiança.

Sálvia – Relaxante, anti-depressivo, alivia tensões e ansiedade. Atrai amor, paixão, riquezas, prosperidade, casamento, harmonia no Lar, longevidade, sabedoria e inspiração. Favorece a purificação e limpeza, a clarividência, o crescimento psíquico e proteção.

Verbena –  Estimula a sensualidade. Indicado para pessoas do sexo feminino. Para limpeza, combater a inveja. Proporciona criatividade, inspiração e bons sonhos. Prosperidade, sucesso e proteção.

Quarta:

Anis estrelado – Atua tanto no nível material como no emocional, produzindo estímulo positivo.

Florais – Tranqüiliza e relaxa. Atrai dinheiro, riqueza, paz, proteção, tranqüilidade e força no amor.

Nós Moscada – Energizante, estimulante. Libera tensão e stress. Melhora as condições materiais. Atrai dinheiro e aumenta o grau de segurança emocional.

Rosa Branca – Cria uma atmosfera de harmonia, tranqüilidade e compreensão, produz paz interior.

Quinta:

Alecrim – Purificação; afasta mau olhado; boa sorte; proteção geral; equilíbrio energético; aumenta a capacidade de aprendizado; acalma as crianças; atrai o sexo masculino (indicado para mulheres solitárias).

Aloe Vera – Curativo; age do espírito para o corpo físico. Purificador de ambiente, estimula a sensibilidade e a meditação.

Arruda – Purificação; combate a inveja; limpeza física e espiritual.

Musgo de Carvalho – Poderoso regenerador utilizado pelos antigos Druidas. Facilita o contato com os planos superiores, criando no ambiente uma atmosfera de prece e oração. Aconselhável em trabalhos de cura, tanto emocional como física.

Sexta:

Almíscar – Afrodisíaco para momentos de intimidade. Estudos; harmonia no lar; auto confiança e coragem; proporciona tranqüilidade e segurança emocional.

Benjoim – Sucesso; abre caminhos; prosperidade; proteção física e psíquica; atrai energias positivas e combate energias negativas; purifica o ambiente.

Dama-da-Noite – Amor; atração; encontros amorosos; romance.

Morango – Afrodisíaco. Dá segurança e aumenta a auto-estima, a vitalidade e a energia.

Ópium – Desperta a sensualidade de forma envolvente e sutil. Proporciona êxtase e prazer.

Sábado:

Cravo – Finanças; combate inveja; limpeza astral e amor; aumenta a energia; traz prosperidade e aumento de ganhos materiais.

Manjericão – Limpeza e puritficação. Realização, vitória e progresso.

Olíbano – Purifica corpo, mente e espírito. Para oferecer ao Senhor e obter graças.

Violeta – Fortalece a personalidade. Combate a timidez e a insegurança. Para transmutação, afasta o mal. Proporciona equilíbrio, paz e humildade.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s